Planejamento Anual

Outubro chegou! E com ele, o horário de verão, o happy hour mais constante, a preocupação com as compras de fim de ano, o sorteio do amigo secreto, os encontros anuais com antigos amigos… daí chega o Natal e o Ano Novo se inicia!

É, passa rápido! Num piscar de olhos estaremos comemorando a chegada de 2017. E será que estamos prontos pra esse novo ano? Será que a nossa empresa está preparada e estruturada para novos desafios e projetos?

Está na hora de dedicar um tempo para colocar planos e previsões no papel, porque apesar de ser comum ouvir por aí que o ano só começa depois do carnaval, algumas decisões já devem estar tomadas antes do estouro da champagne.

Planejamento Tributário

Existem, basicamente, 3 formas de tributação para as empresas com fins lucrativos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real (esse último ainda subdividido ente Trimestral, Estimativa e Balancete de Suspensão).

Mesmo as micro e pequenas empresas podem, E DEVEM, fazer uma opção consciente e fundamentada.

Não entendeu? Eu explico: nem sempre o Simples Nacional é uma boa opção para a sua empresa! Mesmo pequeno, você pode estar pagando mais imposto do que em outra forma de tributação. É importante levantar números, fazer projeções e simulações e só assim optar pelo mais vantajoso… e mais vantajoso nem sempre é o que você gasta menos!

A opção pela tributação é ANUAL, então não dá pra esperar passar o carnaval para pensar nisso, ok?

Previsões Orçamentárias

É interessante ver que a maioria das empresas que pensam em orçamento são as médias e grandes corporações, que possuem diretoria e conselhos fiscais que aprovam o orçamento do próximo ano em uma reunião formal com esse propósito.

Os pequenos também têm que se preocupar com seu orçamento, previsões de gastos extras ou receitas sazonais, por exemplo, são importantes para planejar as ações do próximo ano. Saber se irá aplicar a sobra de caixa ou se terá que contrair um empréstimo são essenciais para o bom andamento financeiro da empresa.

Se a sua empresa possui departamentos, é importante conversar com cada gestor para sentir as necessidade e expectativas de cada área, e aí sim poder ter um planejamento mais próximo à realidade da empresa e do próximo ano.

Ações de Marketing

Seja qual for o tamanho do seu negócio, o marketing é essencial na captação de novos clientes. Seja ele feito por você ou por uma agência contratada, ele deve ser direcionado e planejado com cuidado para que os recursos investidos não sejam em vão.

Planeje, faça uma reserva e invista nas propagandas certas. Verifique se haverá eventos no próximo ano que atingirá o seu negócio e capte os clientes no momento certo.

Pessoas Físicas e Autônomos

O planejamento não é só para quem tem empresa! A pessoa física também deve planejar suas ações.

Um bom exemplo é o planejamento para a famosa (e temida) Declaração do Imposto de Renda. Quem não chegou na hora de declarar e viu que se tivesse investido mais em um plano de previdência privada teria pago menos imposto (ou restituído mais)?

Uma frase que sempre ouço na época da declaração é a seguinte: eu preferia doar o dinheiro à ter que pagar ao Leão! Pois é, para isso acontecer, o planejamento é essencial, pois qualquer atitude tem que ser tomada antes do final do ano!

Já os autônomos possuem vários benefícios se optar pelo Carnê Leão, calculando mensalmente o seu IR a Pagar e deduzindo desse cálculo importantes despesas do dia a dia que não entram na declaração anual.

Independente se você é empresário, autônomo ou funcionário, tenha em mente que planejar é sempre melhor do que se arrepender de não ter pensado antes! E por vezes a ajuda de um profissional é essencial para um bom planejamento!

Boa semana e sucesso!
Fatima Macedo

2 comentários sobre “Planejamento Anual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s